AD (728x90)

Evacuação



O aparelho digestivo é composto, basicamente, pela boca, esofago, estomago, intestino delgado e intestino grosso. Ele é responsável pela ingestão e processamento dos alimentos. Tais alimentos, após serem ingeridos, começam a percorrer um longo caminho pelo aparelho digestivo, para que as substâncias nutritivas sejam processadas, separadas e absorvidas pelo organismo. O processo de absorção se dá, sobretudo, no intestino delgado, onde as vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras são passadas ao sangue, para que o mesmo leve até às células todas estas substâncias. Após o uso dos alimentos, tudo aquilo que não é aproveitado pelo corpo será eliminado, formando, assim, as fezes que serão eliminadas pelo intestino grosso, que corresponde a parte final do intestino.
Para que todas estas substâncias percorram todas as partes do aparelho digestivo, são necessários os movimentos peristálticos, presentes ao longo de todo o aparelho.
O reto, corresponde a parte final do intestino grosso e é local onde as fezes se acumulam. Para que estas permaneçam retidas no reto, existe o esfincter do intestino, chamado de ânus, que por ser um músculo tem o poder de contração e relaxamento. Quando relaxado, o ânus se abre, quando contraído, permanece fechado. As fezes, ao se acumularem, provocarão uma sensação de intestino cheio que através de nervos e posteriormente da medula, partirão em direção ao cérebro. Chegando lá, a sensação de intestino cheio será sentida e, caso a pessoa queira esvaziá-lo, mandará um comando de esvaziamento, que também será conduzido através da medula e nervos até chegar à parte final do intestino grosso, fazendo com que os movimentos peristálticos aumentem e o esfincter, ou seja, o ânus relaxe, afim de expulsar as fezes do reto. Caso a pessoa não queira evacuar neste momento, o comando será para reter as fezes, fazendo com que o ânus permaneça fechado e que não haja o aumento dos movimentos peristálticos

Escrito por

Um blog que discutirá sobre um assunto que encontra-se esquecido por grande parte da sociedade, "DEFICIENCIA"

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2011/2017 Tetraplégicos Online. Todos os direitos Reservados. Siga-nos Nas redes Sociais